Toxicológico: o que é, para que serve e onde fazer

O exame toxicológico é um exame que indica se há ou não drogas no organismo de um indivíduo. É principalmente solicitado pelo Detran para motoristas profissionais que precisam tirar ou renovar a CNH nas categorias C, D e E, segundo a lei 13.103/2015 (Lei do caminhoneiro). Porém, esse exame também pode ser solicitado por outras empresas e instituições que visam garantir o não consumo de drogas ilícitas.

Você pode realizar o exame toxicológico em uma das unidades Diagmax, que possui um equipe qualificada, laboratórios credenciados pelo DENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) que garante segurança para um resultado autêntico.

O que é Exame Toxicológico de larga janela de detecção?

O exame toxicológico também pode ser chamado de exame toxicológico de larga janela de detecção. Isso acontece quando a instituição solicitante do exame exige que o tipo de material coletado seja capaz de detectar o consumo de substâncias e drogas ilícitas a longo prazo, ou seja, até 180 dias antes da coleta do material a ser analisado.

Para fins de emissão, renovação e alteração da CNH de motoristas profissionais nas categorias C, D e E, o Detran exige que o exame realizado e resultado entregue seja o de larga janela de detecção.

Para que serve o exame toxicológico de larga janela de detecção?

O exame toxicológico de larga janela de detecção serve para comprovar que o indivíduo não consumiu substâncias ou drogas ilícitas a longo prazo (período de até 180 dias antes da coleta do material a ser analisado).

Este tipo de exame pode ser solicitado por diversas empresas e instituições, porém é mais comumente solicitado pelo Detran, que exige que o exame toxicológico feito seja o de larga janela de detecção. Essa obrigatoriedade faz parte de uma política que visa garantir maior segurança para o trânsito brasileiro e população.

Quem precisa realizar o Exame Toxicológico de larga janela de detecção?

Pessoas que estejam em processo de emissão, renovação ou alteração da carteira de motorista das categorias C, D e E, uma exigência da lei 13.103/2015 do Código de Trânsito Brasileiro.

Motoristas profissionais e com CNH de categorias C, D e E a cada 2 anos e 6 meses, para manter a documentação em dia com o Detran, exigência da nova norma do toxicológico periódico do Código de Trânsito Brasileiro.

Qualquer pessoa que esteja passando por algum processo admissional e seja solicitada a comprovação de não consumo de substâncias ou drogas ilícitas por um período de 180 dias.

Como é feito o exame toxicológico?

O exame toxicológico é um processo laboratorial que é feito a partir da coleta de material biológico do indivíduo.

Este material pode ser sangue ou urina para exames toxicológicos de curta janela de detecção ou cabelos e pelos para exames de larga janela de detecção.

Esse processo é indolor e não afeta a aparência estética do indivíduo.

Quais drogas o exame toxicológico dos laboratórios Diagmax detecta?

  • Anfetamina;
  • Cocaína;
  • Ecstasy (MDMA, MDA, MDE);
  • Heroína;
  • Maconha;
  • Mazindol;
  • Metanfetamina;
  • Morfina;
  • Opiáceos, incluindo codeína.

Derivados como: crack, merla, rebite, skunk, haxixe, meth, ice e speed, também são encontrados no Exame Toxicológico de larga janela de detecção.

O exame toxicológico não possui como objetivo detectar o consumo de álcool, cigarros ou energéticos.

Qual o tempo de detecção de drogas do exame toxicológico?

  • Até 7 dias após o consumo: exame toxicológico obtido através da coleta de sangue ou urina.
  • Até 180 dias após o consumo: exame toxicológico de larga janela de detecção, que é obtido através da coleta de cabelo ou pelo.

Validade do exame toxicológico

  • 90 dias: prazo para que o resultado do exame toxicológico seja entregue para a instituição solicitante.
  • 2 anos e 6 meses: prazo de validade estabelecido pelo Detran para o resultado do exame toxicológico de motoristas profissionais com até 70 anos de idade. Após esse período, é necessário realizar o exame novamente e entregá-lo ao Detran;
  • 1 ano e 6 meses: prazo de validade estabelecido pelo Detran para o resultado do exame toxicológico de motoristas profissionais com mais de 70 anos de idade. Após esse período, é necessário realizar o exame novamente e entregá-lo ao Detran.

Onde fazer o Exame Toxicológico com a Diagmax?

A Diagmax conta com laboratórios credenciados pelo DENATRAN, o que garante maior eficiência no seu processo de CNH profissional.

Possui tecnologia de descontaminação de amostras coletadas, para que o resultado não possa ser alterado por qualquer contaminação do ambiente e de objetos.

Está presente em diversas localidades, o que permite que você realize o exame na unidade mais próxima de você com comodidade.

Clique no botão WhatsApp e faça agora mesmo o seu agendamento de exame toxicológico com a Diagmax!

(Exame realizado somente a partir de 10hs da manhã).