O ultrassom morfológico com Doppler é um exame de imagem realizado durante a gestação por um médico especialista em Medicina Fetal para avaliar o desenvolvimento das estruturas anatômicas do feto e o fluxo sanguíneo de determinados vasos.
O ultrassom morfológico é um exame muito importante na gestação, tanto que é recomendado, em geral, no primeiro e segundo trimestres, podendo ser realizado também no terceiro trimestre. O exame possibilita identificar anomalias estruturais no feto, estimar o risco de algumas síndromes genéticas, avaliar a placenta e o volume do líquido amniótico, entre outras aplicações.
Converse sempre com seu médico e continue a leitura para saber mais!
Importância do ultrassom morfológico com Doppler na gestação
De acordo com a idade gestacional, o ultrassom morfológico com Doppler pode avaliar:
Primeiro trimestre da gestação
Realizado preferencialmente com 12 semanas de gestação, o exame avalia parâmetros importantes da anatomia do feto, como a translucência nucal, osso nasal e ducto venoso, entre outros, possibilitando detectar malformações e estimar o risco de algumas condições genéticas, como a síndrome de Down. Ademais, através da análise do fluxo sanguíneo das artérias uterinas, é possível calcular o risco da gestante de desenvolver pré-eclâmpsia.
Segundo trimestre da gestação
Realizado preferencialmente entre 20 e 24 semanas de gestação, o exame avalia a anatomia do bebê nesta fase da gestação, possibilitando também o diagnóstico de malformações e o seguimento de alterações anteriormente identificadas. Como o bebê está um pouco maior que no primeiro trimestre, estruturas como coluna, face, coração, cérebro, entre outros órgãos podem ser avaliadas com mais detalhes. Esse exame também analisa se o fluxo sanguíneo nas artérias umbilical, uterinas e cerebral média está normal, entre outras aplicações.
Terceiro trimestre da gestação
Realizado preferencialmente entre 26 e 34 semanas de gestação, o exame também avalia a anatomia do bebê nesta fase, possibilitando o diagnóstico de malformações não identificadas anteriormente, o seguimento de alterações previamente detectadas, a avaliação do seu crescimento, da quantidade de líquido amniótico e da placenta. Da mesma forma que no segundo trimestre, as artérias umbilical, uterinas e cerebral média também são analisadas.
A identificação de anormalidades nas ultrassonografias morfológicas possibilita determinar a necessidade de outros exames, de um acompanhamento específico e de abordagens ainda durante a gestação ou assim que o bebê nascer.
Como é realizado o ultrassom morfológico com Doppler
A preparação para o exame é simples e não é necessário jejum ou ingestão de líquidos específicos. Contudo, é importante seguir as orientações individuais fornecidas pelo laboratório.
Na maior parte das vezes, o exame é realizado pela via abdominal. Durante a realização do exame, a gestante deita em uma maca e um gel é aplicado no abdômen para facilitar a passagem das ondas de ultrassom. Um transdutor é então movido para captar imagens do feto e do fluxo sanguíneo, que são exibidas em um monitor em tempo real.
O exame é indolor e não envolve exposição à radiação.
Quando realizar o exame
O ultrassom morfológico é geralmente recomendado no primeiro e no segundo trimestres de gestação, preferencialmente com 12 semanas e entre 20 e 24 semanas. Pode também ser feito no terceiro trimestre, a partir de 26 semanas e, preferencialmente, antes de 34 semanas.
Recomendações após o ultrassom morfológico com Doppler
O exame é realizado por um médico especialista em Medicina Fetal. Os resultados são também avaliados pelo obstetra que acompanha a gestante e que, dependendo dos achados, pode fazer recomendações específicas, tais como:
- Necessidade de outros exames complementares;
- Abordagens ou intervenções direcionadas;
- Seguimento médico mais frequente;
- Outras
Vale lembrar que o ultrassom morfológico com Doppler é importante não somente para a saúde fetal, como também para que a gestante receba o cuidado necessário para evitar complicações ao longo da gestação.
Você pode realizar o seu exame de ultrassom morfológico com Doppler em uma das unidades do Diagmax. Entre em contato com a central de atendimento e agende agora mesmo o seu exame. Converse sempre com seu médico!
Horário de atendimento: segunda a sexta – das 7 às 20h | sábado e feriados – das 7 às 14h.